Presidida pelo deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), a Sessão Solene de Outorga da Comenda do Mérito Empreendedor “Ueze Elias Zahran” homenageou 30 empreendedores de Mato Grosso do Sul. O evento, realizado na Assembleia Legislativa na noite desta quarta-feira, 30, celebrou o Dia Nacional do Empreendedor, comemorado em 5 de outubro, além de enaltecer um dos maiores empresários do Estado, Ueze Elias Zahran, no ano de seu centenário de nascimento.
Os homenageados e convidados foram recepcionados pela Orquestra Jovem Sesc/MS, que tem a regência do maestro Bibi de Carvalho e executou músicas brasileiras e eruditas. Um vídeo institucional contando a história do empresário Ueze Elias Zahran, elaborado pela Rede Mato-Grossense de Televisão, foi exibido aos presentes. E, sob a batuta do maestro Nillo Cunha, o evento contou também com a apresentação do Coral da Alems.
Representando a família de Zahran, Caio Turqueto, diretor do Grupo Zahran, agradeceu a lembrança do nome do empresário bela-vistense, que leva o nome da comenda. “É uma premiação tão relevante e que tem tudo a ver com a própria história dele, que sempre sonhou em empreender, gerar empregos e distribuir riquezas. Ueze dizia uma frase que se manteve um mantra na companhia, que é ‘tem muita coisa no mundo a ser feita. Não deixe de fazer pelo medo de não a tornar realidade. Ela se tornará se você persistir’. O empreendedor é um exercício de persistir todos os dias”.
Em seu discurso, Hashioka enalteceu o espírito empreendedor, a coragem e a capacidade de transformar ideias em realizações. “É uma alegria reconhecer no empreendedorismo o motor que impulsiona o desenvolvimento do nosso Mato Grosso do Sul, como pude testemunhar em minha trajetória como engenheiro rodoviário, gestor público e, agora, como deputado”.
Hashioka ressaltou que o evento celebra o centenário de um homem cuja visão alterou profundamente o cenário empresarial e social do estado e do país. “Fazemos ecoar seu nome não apenas pelas realizações, mas pela determinação em enxergar além do óbvio e acreditar que o progresso é feito de sonhos e trabalho árduo. Seu centenário celebra um homem que não só construiu empresas, mas fortaleceu raízes e multiplicou oportunidades para tantas gerações”.
O parlamentar destacou que a comenda prestigia aqueles que, como Zahran, contribuem para o desenvolvimento do estado. “Vocês representam o futuro de nossa terra e são responsáveis por impulsionar não apenas a economia, mas também a esperança e a qualidade de vida da população sul-mato-grossense. Cada um de nossos homenageados personifica o espírito inovador que tanto admiramos em Zahran”.
Hashioka lembrou que a comenda não é somente uma homenagem, mas um reconhecimento àqueles que constroem um Mato Grosso do Sul cada vez melhor. “O empreendedor enxerga além do presente, inspirando os que vêm depois, pois empreender é transformar sonhos em realidades que mudam o mundo ao nosso redor; é escrever, com coragem e trabalho, o futuro que todos desejamos”, finalizou Hashioka.
Em nome dos homenageados da noite, Juliano Battistel Kamm Wertheimer, empresário do ramo hoteleiro e presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Mato Grosso do Sul (Sindh/MS), parabenizou a iniciativa do deputado proponente da comenda. “Parabéns, deputado Hashioka. Essa premiação é um estímulo e traduz toda a energia do empresariado de Mato Grosso do Sul que culmina neste grande grupo hoje. A Assembleia Legislativa é uma grande incentivadora e desenvolvedora dos negócios em nosso estado, sempre legislando a favor, fomentando nossa atividade econômica, tirando as barreiras para que a gente possa fazer o que tem que ser feito, que é gerar empregos e trazer mais desenvolvimento para o nosso estado”.
O governador em exercício, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, também salientou o nome da comenda e o papel dos empreendedores no MS. “A comenda vai perpetuar o nome desse grande ícone brasileiro, que foi Ueze Elias Zahran. Se Mato Grosso do Sul é um estado próspero, inclusivo, verde e digital, tão enaltecido pelo nosso governador Eduardo Riedel esta semana em Londres, na Lide Brazil Conference London, ao falar das nossas potencialidades para investidores de toda Europa e do mundo inteiro, se deve à grandiosidade e à pujança dos empreendedores do nosso estado”, afirmou.
Sobre a Comenda – Proposta por Hashioka e aprovada na Alems, a Resolução 24/2024, de 24 de setembro de 2024, criou a Comenda denominada “Ueze Elias Zahran”. Constituída de Medalha e Diploma, a honraria foi entregue a empreendedores nascidos ou moradores de Mato Grosso do Sul que tenham se destacado em sua atividade e prestado, assim, relevantes serviços à sociedade.
Os homenageados de Hashioka foram Caio Turqueto, Edison Ferreira de Araújo, Paulo Roberto Hans (in memoriam), Roberto Tarashigue Oshiro Júnior, Sérgio Marcolino Longen, Márcio Bergamaschi Garcia (in memoriam), Valdir José Zorzo, Joceli Aparecida Duarte Jara, Alberto Sérgio Capuci e Adeilton Feliciano do Prado. Os outros agraciados pela comenda foram Ademir Francescon, Álbi Urrutia Abdalla, Luiz Rafael de Alvarenga Ribeiro, Rafael Gomes, Firmino Miranda Cortada Neto, Elaine Matida Suzuki, Kenji Suzuki, Amadeu Claudio Ziliotto, Mariza Domingos, Marcio Kazuo Funada, Daniel Hoffmeister Paschoini, Alessandra Rosselli Alencar Boeri, Jaime Cardoso da Cruz, Vivyann Rodrigues da Rocha, Manoel Pires, Denise Silva, Juliano Battistel Kamm Wertheimer, Rafael Nantes Tenuta, Inês Conceição Santiago da Silva e Willian Castelani Viacek.
Mín. 19° Máx. 30°